Sobre

0 comentários

Exposição ocorrida de 20/11/2012 a 01/12/2012

A proposta da exposição Brinquedo é coisa séria é sensibilizar o público quanto às influências existentes no dia-a-dia infantil que, por meio dos brinquedos, induzem as crianças às funções sociais que lhes são pré-atribuídas, uma vez que é brincando que a criança descobre os papéis de cada sujeito na sociedade. Assim, a exposição estimulará o público visitante a problematizar as representações que o brinquedo sugere e refletir acerca da intervenção destes na construção das identidades e comportamentos que a sociedade atribui a cada gênero.

Objetivo: Sensibilizar o público quanto as imposições existentes no dia-a-dia infantil, que, por meio dos brinquedos, induzem as crianças ás funções sociais que lhes são pré-atribuídas pela sociedade.

Público Alvo: Juvenil e adulto, com formação média e superior visto que o enfoque conceitual aborda a temática sobre os brinquedos com ênfase às questões de gênero, trazendo reflexões altamente relevantes à sociedade em que vivemos. 

Núcleos: A Exposição possuía três núcleos:
  1. Representações do Brincar - Exploração do campo lúdico e como ele representa e significa a sociedade real.
  2. Qual o Gênero do seu Brinquedo? - Sensibilização do público sobre o gênero representado pelos brinquedos, acentuando as opções existentes para meninos e meninas.
  3. Brincando com o Gênero - Propõe a discussão da desconstrução que pode ser feita sobre os papéis sociais dos gêneros alimentados pelos brinquedos.


Quem somos:


Localização
Local: A Exposição ocorreu na "Sala de Múltiplos Usos" do Memorial do Rio Grande do Sul (R. Sete de Setembro, 1020, 2º andar, Praça da Alfândega - Centro Histórico, Porto Alegre, RS - Brasil)


                         
                                                                Exibir mapa ampliado

Memorial do RS.   Fonte: Daniel Roig



Atividades Paralelas


Oficina de brinquedos reciclados com o “Jardineiro, artesão da sucata”
A confecção de brinquedos feitos com sucata, a ressignificação destes materiais considerados descartáveis em brinquedos diversos.
Dias: 21/11 , 23/11 ,28/11 e 30/11 de 2012  
Horários: manhã das 10h30 às 11h30 e tarde das 15h00 às 16h00
Duração: 30 minutos a 1 hora
Público-alvo: esta atividade é livre para todas as idades.
Vagas: 20 em cada oficina


Contação de Histórias
com Willian R. Albano e César Endres do
Projeto de Extensão da UFRGS "Conta Mais"
Contação de Histórias envolvendo a temática da Exposição de forma lúdica. 
Dias: às terças-feiras (20/11 e 27/11)  - mediante agendamento*
Turno: tarde
Duração: 30 a 45 minutos.
Público-alvo: alunos do 2º ao 5º ano

Palestra
Pedagogias de gênero: educando meninos e meninas 
Palestrante: Gregory da Silva Balthazar (UFPR)
O evento através de uma perspectiva criativa e pós-moderna discutiu assuntos que até hoje de certo modo são "polêmicos" como o movimento feminista, os estudos de mulheres a emergência e as formas de uso do gênero, portanto analisara as pedagogias aplicadas tendo como enfoque os brinquedos a partir da investigação dos contos de fadas.
A Palestra ocorreu no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul que fica no 1° andar às 16 horas.
Dias: 27 de Novembro das 16h00 às 17h30
Público-alvo: educadores, psicólogos, historiadores, sociólogos, antropólogos, museólogos e estudantes universitários interessados na temática.
Vagas: 80
 

Brinquedo é coisa séria Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea